Saúde da Criança Nutrição Infantil 2009

Produto Digital: Saúde da Criança Nutrição Infantil 2009

Autor: Ministério da Sáude

Formato: Ebooks

Categoria: GrátisSaúde e Esportes 

Ano: 2009

Descrição: 

Série A. Normas e Manuais Técnicos – Cadernos de Atenção Básica – n.º 23

Este material é destinado prioritariamente para as Equipes de Saúde da Família.
Deve ser conservado em seu local de trabalho.

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas.
Os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para indivíduos e comunidades.

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição infantil  e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade.

Se a manutenção do aleitamento materno é vital, a introdução de alimentos seguros, acessíveis e culturalmente aceitos na dieta da criança, em época oportuna e de forma adequada, é de notória importância para o desenvolvimento sustentável e eqüitativo de uma nação, para a promoção da alimentação saudável em consonância com os direitos humanos fundamentais e para a prevenção de distúrbios nutricionais de grande impacto em Saúde Pública.

Porém, a implementação das ações de proteção e promoção do aleitamento materno e da adequada alimentação complementar depende de esforços coletivos intersetoriais e constitui enorme desafio para o sistema de saúde, numa perspectiva de abordagem integral e humanizada.

Nos últimos 30 anos, as políticas nacionais de apoio ao aleitamento materno se  basearam eminentemente na perspectiva hospitalar ou no apoio legal, mas houve pouco e
incipiente estímulo para estabelecer essas ações no âmbito da Atenção Básica. Da mesma forma, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição encerra uma lacuna de informação e amparo legal entre hábitos considerados inadequados até então e corrobora para a concepção de novos padrões, aceitos atualmente.

Na área da Atenção Básica à Saúde, a Estratégia Saúde da Família, desde a sua criação, no ano de 1993, vem se consolidando como um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um movimento de expressiva expansão de cobertura populacional, aprimorando em muito o acesso da população às ações de saúde. Dentro desse processo, o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, o Pacto pela Vida e a Política Nacional de Atenção Básica vieram para contribuir como instrumentos para o fortalecimento da Saúde da Família no âmbito do SUS.

Recentemente, o Unicef, em sua publicação “Situação Mundial da Infância 2008 – Sobrevivência Infantil”, reconheceu a Estratégia Saúde da Família como uma das principais políticas adotadas pelo País responsável pela redução da mortalidade infantil nos últimos anos. Segundo dados do Unicef, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países capazes de atingir a meta de redução da mortalidade infantil em dois terços, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização Mundial da Saúde. O Brasil apresentou expressiva evolução na redução da mortalidade na infância entre 1990 e 2006, o que permite prever o cumprimento da meta muito antes do pactuado.

CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA

Este Caderno faz parte de um trabalho que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo no sentido de sensibilizar e dar subsídio aos profissionais da Atenção Básica.
Coincide com novas estratégias de abordagem do aleitamento materno e alimentação complementar num contexto de redes de atenção a partir da Atenção Básica. Dessa forma, visa a potencializar ações de promoção da alimentação saudável e de apoio ao aleitamento materno, numa linha de cuidado integral à Saúde da Criança.

saude da crianca nutricao infantil 2009 264x300 - Saúde da Criança Nutrição Infantil 2009

Saúde da Criança Nutrição Infantil 2009

[ads1]

Para Baixar o Ebook Saúde da Criança Nutrição Infantil 2009 clique no botão azul abaixo: “Baixar”

Baixar

Saúde da Criança Nutrição Infantil 2009
4.8 (95%) 4 votes

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Dicas Produtos Digitais

Informações Úteis e Proveitosas através da Internet

Website: http://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: