Jovens estudantes e os sonhos de entrar na Universidade

Semana do Jovem 2018 – hoje é o dia dos jovens! comemore com o Dicas Produtos Digitais e saiba como jovens estudantes se preparam para se tornar um vestibulando e ingressar na faculdade.

Jovens estudantes e os sonhos de entrar na Universidade

graduation 2897164 1920 - Jovens estudantes e os sonhos de entrar na Universidade

Licença da Imagem: CC0 Creative Commons

Jovens estudantes correm atrás de vestibular

Jovens estudantes começam a se preparar ainda no Ensino Médio para ingressarem na faculdade. Vários colégios tem uma norma de aprendizado para ajudar aos alunos a encararem os vestibulares e buscarem a sua formação superior.

Os professores elaboram provas em formato múltiplo escolha (estilo simulado), parecido com o método aplicado pelo ENEM. E muitos adolescente conseguem se adequar a esses padrões de ensino.

Alguns pais optam por pagar a um cursinho pré-vestibular para auxiliar o aprendizado dos filhos e complementar a metodologia escolar.

O Enem e sua utilidade

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, permite que o aluno ingresse em uma faculdade e examina o desempenho do estudante. Através da prova, a pessoa pode ter acesso a:
– Sisu
-Prouni
-Instituições portuguesas.

Além de ajudar aos estudantes que preferem instituições privadas, por meio de um Financiamento Estudantil- FIES. As inscrições serão abertas 10h (segundo horário de Brasília), de 07 de Maio e serão encerradas no dia 18 de Maio, podendo serem prorrogadas.

Para fazer a prova, tem uma taxa de R$82,00 reais, que também pode ter isenção do valor, com a solicitação antes do seu cadastro. Ocorreram algumas mudanças em 2017 que facilitou a vida do estudante, além de melhorar na organização do vestibular.

Este ano as avaliações serão aplicadas em 2 finais de semana e apresentam questões objetivas e a redação. As matérias são divididas das seguintes formas:
-Linguagens, códigos e suas tecnologias;
-Ciências Humanas e suas tecnologias;
-Ciências da Natureza e suas tecnologias;
-Matemática e suas tecnologias;
-Redação (texto dissertativo- argumentativo);
Acompanhe o Edital e tenha mais informações sobre a avaliação no site do Inep.

Para facilitar a vida do internauta, foram disponibilizados aplicativos para acessar ao Inep, que podem ser usados na App Store e Google Play.

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de competência de jovens e adultos- Encceja, oferece um auxílio para quem teve dificuldade de concluir o ensino médio.

O jovem pode fazer sua inscrição pela internet e ir apenas para resolver a avaliação. Depois que passar por todas as etapas, se conseguir tirar a média desejada, ganha o certificado de conclusão do segundo grau.

A sua participação é gratuita e precisa ter idade mínima de 15 anos para terminar o ensino fundamental e 18 anos para concluir o ensino médio. As inscrições serão abertas a partir de 10h (horário de Brasília) em 16 de abril e encerra em 27 de abril (fique atento)!

Sisu e Prouni

O Sistema Único de Seleção Simplificada (SISU), oferece vagas aos participantes do ENEM, em instituições públicas ou privadas. Após sair o resultado do ENEM, o aluno pode se inscrever e ver a disponibilidade dos cursos e aguardar pra ver se foi um dos selecionados.

O Programa do Ministério da Educação (Prouni), através do ENEM, abre oportunidade para que o jovem se inscreva e tenha uma bolsa integral ou parcial em instituições que sejam particulares.

Os dois programas facilitam a vida de quem quer entrar muito na faculdade e tem uma dificuldade com sua renda e de assumir aos estudos. Todos os adolescentes que tenham concluído o Ensino Médio podem ir em busca de cursar algo que seja seu sonho.

Para efetuar as inscrições, os vestibulandos precisam está atentos logo após a prova do Enem e tentar uma vaga no curso de sua escolha.

Com este artigo encerramos nessa dia dos jovens a semana do jovem 2018 aqui no site Dicas Produtos Digitais. Espero que tenha gostado! Se gostou, deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos!

DPD Recomenda

Está em dúvida sobre qual profissão seguir? Leia os artigos:

Dicas Produtos Digitais recomenda selo - Jovens estudantes e os sonhos de entrar na Universidade

Fontes:
https://enem.inep.gov.br/

Jovens estudantes e os sonhos de entrar na Universidade
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: