Entrevista de emprego e os seus desafios para os candidatos

Semana do Trabalhador 2018- Comemore com o Dicas Produtos Digitais. Leia o artigo e saiba como se comportar em uma Entrevista de emprego.

Entrevista de emprego e os seus desafios

interview 1018333 1920 - Entrevista de emprego e os seus desafios para os candidatos

Licença da Imagem: Cco Creative Commons

Como encarar uma entrevista de emprego

Não é novidade que ao passar por uma entrevista de emprego, muitas pessoas não sabem como devem se comportar. As vezes passam vários dias se preparando, mas ficam nervosas na hora de encarar o recrutador. É comum ter preocupações e ficar inseguros para concorrer uma vaga no mercado de trabalho.

O indivíduo que vai passar pela seleção fica na expectativa para conhecer os seus concorrentes. Diversos perfis são destacados e analisados pelos responsáveis do Recursos Humanos – RH para trabalhar na empresa.

O que muitos candidatos não levam em consideração, é que eles estão sendo avaliados desde quando fizeram o primeiro contato com a Empresa. O e-mail que mandou para o responsável, a disponibilidade e o desejo de conseguir o emprego, são pontos marcantes durante todo o processo.

O que é importante se dizer em uma entrevista

O candidato precisa mostrar ao recrutador que ele conhece a empresa e para que isso ocorra, é necessário que antes de passar pela entrevista, ele se informe, pesquise e se prepare para a vaga. É fundamental que a pessoa seja sempre sincera e verdadeira, passe a sua capacidade, competência e que está pronto para encarar a oportunidade de emprego.

Na hora da conversa, é importante o candidato falar que se inseriria rápido na empresa e deixe claro que é a pessoa certa para a vaga. Deixe seu interesse visível e demonstre a sua vontade de começar a trabalhar. Passe o máximo de segurança na sua fala e tenha postura. Evite usar o celular durante a seleção, só pegue o aparelho se for alguma situação de extrema urgência, mas lembre de deixar o recrutador ciente que pode receber uma ligação de emergência.

Mostre sempre motivação desde quando entrar na empresa, lembre que está sendo avaliado em todo tempo. Seja comprometido e chegue com antecedência no local combinado na entrevista, porque atrasos podem ser motivos de eliminações. Não fale mal em hipótese nenhuma do local que trabalhou anteriormente ou dos profissionais de lá. Aguarde com paciência na sala de espera do processo seletivo e não mostre que está chateado pela demora, porque você pode está sendo testado. Tenha objetividade, dinamismo e responsabilidade.

Como o candidato deve se vestir

O mercado de trabalho tem mudado ao longo dos anos e está cada vez maior a busca por candidatos que apresentem o perfil que corresponda com a vaga disponível. O profissional vai vender a sua imagem para a empresa, mostrar o seu valor e sua personalidade. Escolha qual estilo combina melhor com a sua área e com os funcionários local.

Características das roupas:
-Cores neutras ou suaves – bege, branco, cinza, azul marinho ou preto.
-Modelos Clássicos – blazer, terno, calça social, camisa social.
-Sapatos escuros e sem muita informações- pode ter salto médio ou sem salto.
-Maquiagem leve

Estilo descolado
-Calça Jeans
-Camisa polo ou social
-Blusas de cores e estampas leves
-Vestidos de comprimento até o joelho

Estilo formal
-Terno e gravata
-Calça e camisa social
-Blusas com saia de comprimento no joelho
-Vestidos de comprimento no joelho

É importante lembrar que o estilo e higiene são analisados e passa a primeira impressão para o entrevistador.
Esteja atento a:
-Comprimento da barba
-Tamanho das unhas
-Corte de cabelo
-Perfumes bem leves

Ao final da entrevista, agradeça a oportunidade e aguarde o retorno do RH da empresa.

Fontes:
https://www.guiadacarreira.com.br

Entrevista de emprego e os seus desafios para os candidatos
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: