Dia do Vestibulando é comemorado hoje no Brasil

Comemore o Dia do Vestibulando com o Dicas Produtos Digitais. Leia o artigo e saiba mais sobre a correria enfrentada por jovens para ingressar em uma universidade.

Dia do Vestibulando é comemorado hoje em todo o Brasil

homework 2521144 1920 - Dia do Vestibulando é comemorado hoje no Brasil

Licença da Imagem: Cco Creative Commons

Dia do Vestibulando

O Dia do Vestibulando é comemorado no dia 24 de Maio no Brasil. A data ficou conhecida para homenagear os estudantes que buscam ingressar em uma faculdade. No início do século XX, começou a crescer o número de pessoas que queriam entrar em uma universidade e foi criado o processo seletivo no País.

Em 1911, o vestibular passou a ser obrigatório, os exames eram orais e logo em seguida foram substituídos por provas escritas. As primeiras instituições Federais surgiram no Paraná e Rio de Janeiro. Os cursos mais procurados pelos estudantes já eram o de Medicina, Direito e Filosofia.

Os Vestibulandos costumam ter uma vida corrida, além de enfrentarem pressões dos amigos e família para correrem atrás de uma formação superior. Alguns pais costumam pagar cursinhos para auxiliar no aprendizado dos filhos.

Estudar em casa, nas escolas, em cursinhos e encontrar tempo para administrar outras atividades, faz parte da correria dos jovens. No Ensino Médio, os colégios já aplicam provas estilo múltipla escolhas, para preparo de outros simulados.

• Jovens estudantes e os sonhos de entrar na universidade.

• Carreira profissional e sua escolha na juventude.

Enem, o exame mais conhecido no Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio- Enem, é bem conhecido pelos Jovens do Brasil. Durante todo o ano, vários jovens se preparam para enfrentar a prova tão esperada.

O Exame é feito em dois dias e têm 180 questões objetivas e um texto dissertativo. São divididas em:
• Ciências Humanas
• Ciências da Natureza
• Ciências exatas
• Linguagens e códigos
• Redação dissertativa

• Quer fazer uma boa redação? Faça curso de escrita e redação.

A prova permite através da média tirada pelo vestibulando, que ele tente ingressar em uma universidade. O sistema de Unificação Simplificada- Sisu, facilita esse processo para as faculdades públicas ou particulares. Também existe o Programa Universidade para todos- Prouni e o Programa de Financiamento Estudantil- Fies que trazem oportunidade de conseguir uma bolsa ou financiamento em instituições privadas.

As inscrições do Enem já foram encerradas, mas podem ser acompanhadas pelo site do Inep.

• Confira o Site do Inep, clicando aqui.

O que levar para a prova do Enem

• Documento original com foto.
• Caneta esferográfica preta, de material transparente.
• Cartão de confirmação da inscrição.
• É bom levar a declaração de comparecimento impressa (caso seja necessário).

Vale lembrar para os vestibulandos que devem ficar atentos com os horários das provas, sempre com 1 hora de antecedência, segundo o horário de verão vigente em Brasília.

Usar roupas confortáveis e levar um casaco para prevenir o frio em salas com ar condicionados. Lanches e águas só serão permitidos em materiais de fabricação transparentes.

Os vestibulandos devem se atentar para as regras e normas apresentadas pelo site e conferir com antecedência o local aonde será aplicado a sua prova. É necessário prestar atenção nas dicas para não ter o exame anulado.

 

Fontes:
https://www.google.com.br/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br//amp/datas-comemorativas/dia-vestibulando.htm

https://enem.inep.gov.br/#/nodia?_k=me23xe

Dia do Vestibulando é comemorado hoje no Brasil
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: