Dia do Bibliotecário no Brasil

Dia do Bibliotecário é comemorado no Brasil. Você sabia que essa profissão ainda está se adaptando aqui no País e vem ganhando um espaço maior no mercado de trabalho? 

Dia do Bibliotecário no Brasil

12 de Março é o dia do profissional Bibliotecário.

Hoje, dia 12 de março, é comemorado o dia do bibliotecário. Essa data foi instituída pelo Decreto n°84.631, em homenagem ao aniversário do poeta e escritor Manoel Bastos Tigre, que foi o primeiro homem a exercer a profissão no Brasil.

A função desse profissional é de administrar e coletar informações referentes às bibliotecas, acervos ou empresas, até chegar ao seu usuário final. Para exercer essas atividades, é necessário ter “Bacharelado” em Biblioteconomia.

Dia do bibliotecário - Dia do Bibliotecário no Brasil

Licença da imagem: Creative Commons CC0

Como se encontra o mercado de trabalho hoje para esses profissionais?

Apesar do decreto ser instituído no ano de 1980, a profissão ainda está se adaptando no Brasil. Com o avanço da tecnologia, essa atividade não se trata apenas de gerenciar livros impressos, manuais e fichas, mas hoje existe todo um trabalho de informação em sistemas e já podemos encontrar diversas versões digitais.

Mesmo com todo o crescimento tecnológico dos séculos XX e XXI, a procura por livros impressos ainda é grande e a profissão não está correndo o risco de ser extinta, muito pelo contrário, essa área tem crescido no mercado.

Para exercer bem o cargo, não basta ter uma formação acadêmica, mas é necessário se manter atualizado e informado.

As escolas e faculdades incentivam aos alunos a procurarem por materiais didáticos, livros mais antigos e outros materiais em bibliotecas, como complementos para as pesquisa online. Além disso, os bibliotecários também devem buscar ter conhecimento nas redes sociais e nos avanços que vem ocorrendo ao longo do tempo.

E-books já são bem usados pelos internautas

Os livros digitais, também conhecidos como e-books, vem ganhando espaço para estudantes, empresários e curiosos que preferem ler online. Esses materiais oferecem ao público, um acesso com mais facilidade, agilidade e baixo custo sem necessitar sair de casa.

Hoje as bibliotecas online já trabalham com diversidades de assuntos, atendendo a todas as áreas atuais e antigas.

Desejamos a você que é bibliotecário ou bibliotecária um feliz Dia do Bibliotecário!

DPD recomenda

Aproveite para conhecer o site Ebooks Vitrine, uma biblioteca virtual ao seu dispor:

ebooks capa google plus - Dia do Bibliotecário no Brasil

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2017/03/no-dia-do-bibliotecario-pesquisadora-diz-que-profissao-esta-se-adaptando.html

Dia do Bibliotecário no Brasil
5 (100%) 4 votes

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: