Dia da Marinha Brasileira é comemorado hoje

Dia da Marinha Brasileira é comemorado anualmente. Leia o artigo em Dicas Produtos Digitais e conheça mais sobre as principais funções das Forças Armadas do País.

Dia da Marinha Brasileira é comemorado hoje

Dia da Marinha Brasileira - Dia da Marinha Brasileira é comemorado hoje

Licença da Imagem: Cco Creative Commons

Dia da Marinha Brasileira

Dia da Marinha Brasileira é comemorado em 11 de Junho.A data serve para homenagear uma das Forças Armadas que protege as fronteiras marítimas do país. A primeira Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 1865.O grupo era comandado pelo Almirante Barroso que atuou de 1804 à 1882 e recebeu o título de Barão do Amazonas. O combate durou 08 horas contra os Paraguaios que tiveram as suas esquadras parcialmente destruídas. Diante do acontecimento, o dia passou a ser lembrado e celebrado em todo o País.

A vitória da Batalha Naval trouxe domínio nas comunicações fluviais e controle dos rios adjacentes, como o Paraná e o Paraguai. A Marinha passou a ser vista como uma grande potência na América do Sul. A esquadra também estava presente na Primeira Guerra Mundial em 1918 e patrulhou a costa Africana da presença de alemães em navios e submarinos. Na Segunda Guerra Mundial, ela exerceu o mesmo papel de defesa.

A função dos Marinheiros é de defender a pátria. Durante o período de paz, eles atuam em proteção do litoral de possíveis invasões, como guarda costeira, nas fronteiras marítimas que tem mais de 8,5 mil quilômetros de extensão. A Marinha Brasileira constitui uma das 3 Forças Armadas juntamente com o Exército e a Aeronáutica. Atualmente ela é moderna e pronta para agir. São responsável por proteger as águas de invasores e auxiliar os mercantes situações de emergências.

O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de Dezembro e traz a importância dos profissionais responsáveis pelo serviço, manutenção e segurança dos navios e submarinos.

Amazônia Azul

As águas Brasileiras são muito importantes e tem uma grande extensão, quase do tamanho da Floresta Amazônica. Para lembrar de sua relevância para o País, a Marinha criou o termo Amazônia Azul. As riquezas do mar apresentam grandes mistérios e serão fundamentais para o futuro da Nação.
Ele deve ser protegido de qualquer degradação ambiental e de interesses alheios.

Com o crescimento da plataforma continental e das áreas Marítimas dos Arquipélagos de Fernando de Noronha e as Ilhas Oceânicas de Trindade e Martim Vaz, além dos locais de exploração de riquezas e científicas, é necessário uma atenção maior para as proteções. Em 16 de Novembro, é celebrado o Dia da Amazônia Azul para homenagear a entrada em vigor da convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar.

A Marinha Brasileira possui um site oficial que apresenta conteúdo em forma de publicações, vídeos e imagens.

As Forças Armadas

Existem 3 braços responsáveis pelas Forças Armadas Brasileira:

-Exército
-Marinha
-Aeronáutica

Eles trabalham para defender a nação em casos de guerras ou situações mais graves, além de proteger a fronteira do Brasil e trazer a sua segurança. As Forças Armadas também oferecem recursos e assistências aos locais mais isolados, fazem campanhas e levam doações de alimentos e fornecem atendimentos de saúde para essas pessoas.

Fontes:

https://www.smartkids.com.br/data/11-junho-dia-da-marinha-brasileira
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-marinha-brasileira/

Dia da Marinha Brasileira é comemorado hoje
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: