Curso para gestantes – aprenda sobre a gestação e seus cuidados

A gestação é um período muito importante para a mulher. Saber que está a espera de um bebê, é uma grande novidade na vida de um casal e de toda a família. Que tal se preparar, fazendo um curso para gestantes?

Período gestacional e os seus cuidados necessários na vida da mulher

pregnant 775028 1920 - Curso para gestantes - aprenda sobre a gestação e seus cuidados

Licença da Imagem: CC0 Creative Commons

O período gestacional

A gestação é uma fase incrível para a mãe e traz várias mudanças no seu corpo e em sua vida. Descobrir que vai chegar um bebê em uma casa é uma novidade imensa na vida de um casal. Quando a mulher percebe alguma alteração física e desconfia que pode estar grávida, deve procurar uma consulta com o seu médico e ser submetida a exames para a confirmação gestacional.

Náuseas, cansaços, sonos, azias, fomes e perdas de apetites fazem parte de sinais de alertas para as mamães de primeira viagem. Quando for confirmado que a mulher engravidou, ela vive novos conhecimentos e vai ter que lembrar sempre de cuidar de si e da vidinha que está em sua barriga.

Se alimentar e pensar em dois, cuidar da dieta e saúde, fazer todos os tipos de acompanhamentos pelo seu obstetra, fazer exame pré-natal e acompanhamentos de ultrassonografias, são de extrema importância para as gestantes e precisam serem feitos em toda etapa da gravidez.

Muitas mulheres pensam que o período gestacional deve ser feito de repousos, mas esperar o nascimento de um filho, não significa doença. A vida pode ser levada normalmente, mas com um cuidado e atenção redobrado e qualquer sinal diferente deve ser comunicado ao médico.

Gravidez de risco

Quando a gestante apresenta algum sinal de alerta e após uma consulta médica, o profissional percebe que existe um risco para a mamãe e o bebê, ela deve seguir todas as orientações que forem passadas durante o atendimento.

É comum a mulher passar por algum momento de estresse, tomar sustos ou se acidentar durante a gravidez. Existem situações que também são mostradas no pré-natal e nos exames de rotina, como uma alteração na pressão arterial, perdas de líquido amniótico e outros fatores.

Ao detectar qualquer vestígio de risco para a mãe ou o feto, o obstetra vai tomar a medida que for necessária para a segurança dos dois. Se ele recomendar repouso, o aconselhável é que seja obedecido e busque os cuidados e preservação da saúde.

Alimentos indicados na gestação

Estou grávida, o que posso comer e beber? A alimentação da gestante varia de acordo com a sua saúde. Para todo efeito, elas não podem tomar bebidas alcoólicas. Para tomar algum chá, é necessário que consulte ao obstetra, porque a bebida pode prejudicar a vida da criança. As mães também precisam se atentar aos medicamentos e não ingerir nada por conta própria sem a prescrição de um Doutor.

Ter uma alimentação saudável é o essencial. Grávidas hipertensas devem controlar o sal. Comer bastante verduras, frutas, acompanhar uma dieta direcionada por um nutricionista e evitar problemas na gestação é uma boa dica.

Fim do período gestacional

Ao completar as 36 semanas da gravidez, a mulher chega ao fim do período gestacional. Esse tempo pode variar de mãe para mãe e ser mais curto ou mais longo. A barriga é o local de proteção para o bebê durante os 9 meses, mas chega um momento em que ele necessita vir ao mundo.

O médico vai definir junto com a mãe de que maneira o bebê deve nascer. Após o parto, inicia uma nova etapa. A criança passa a precisar de cuidados fora da barriga, aquele local quentinho e protegido não é mais o seu cantinho, tudo mudou e agora você é responsável por passar essa segurança para o seu filho.

A criança é capaz de conhecer a voz da mãe, por ser a mais ouvida durante o período gestacional e ela vai depender de todas as coisas de você. Amamentar, trocar fraldas, dar banho, carinho, atenção serão partes de sua nova rotina. Tudo isso deve ser feito com grande amor e dedicação, até que a criança cresça e você encare novas etapas na vida.

Curso para gestantes

curso para gestantes cursos 24 horas - Curso para gestantes - aprenda sobre a gestação e seus cuidados

Os principais tópicos do Curso para Gestantes são:

Unidade 1 – Eu estou grávida?

  • Descobrindo os sintomas da gravidez
  • As transformações do corpo e da mente
  • Atividades físicas na gestação
  • Qual a alimentação adequada na gravidez?

Unidade 2 – Cuidados durante a gestação

  • Automedicação
  • A importância do pré-natal
  • Sinais de complicações na gestação
  • Sinais de parto prematuro
  • Gravidez de risco

Unidade 3 – Desmistificando a gravidez

  • Trabalhando na gestação
  • Gestação e atividades físicas
  • Gravidez após os 35 anos
  • Alterações na libido

Unidade 4 – A saúde do bebê

  • Peso ideal
  • Dieta alimentar nas várias fases de desenvolvimento da criança
  • Higiene do bebê
  • Cólicas
  • Como evitar acidentes domésticos?
  • Conclusão

Faça o curso para gestantes no conforto do seu lar e receba seu certificado em casa por meio do correio!

Curso para gestantes – aprenda sobre a gestação e seus cuidados
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: