Curso de berçarista e a sua importância no mercado de trabalho

Curso de berçarista para quem deseja conhecer mais da profissão e seguir carreira. Leia o nosso artigo e saiba mais sobre sua importância no mercado de trabalho.

Curso de berçarista e a sua importância no mercado de trabalho

nursery 1078923 1920 - Curso de berçarista e a sua importância no mercado de trabalho

Licença da Imagem: Cco Creative Commons

Curso de berçarista

É conhecido como berçarista, o profissional que é responsável por cuidar de berçários, seja em hospitais, creches, escolas, orfanatos ou locais que acolham crianças enquanto os pais não estão presente. Muitas mães precisam voltar a trabalhar, mas não tem com quem deixar os seus filhos, então procuram um local seguro e de confiança para ficar com o pequeno até o final do seu expediente.

Por muitos ainda serem bebês de colo e ainda dependerem de alguém para cuidar, os berçaristas tem sido procurado para exercer a sua função. Com a ausência dos pais durante o dia, os profissionais precisam exercer tarefas voltados para a maternidade. Alimentar, vestir, brincar, auxiliar na higiene e proteger a criança são atividades em um berçário. O cargo tem o objetivo de cuidar das crianças de dois meses até os 2 anos de idade.

Além das funções comuns exercidas por esses profissionais, eles também são responsáveis pela educação infantil, alguns pontos da pedagogia, trabalham com o vínculo da família e escola e acompanham no momento de recreação das crianças maiores.

O berçarista é mais do que um assistente escolar, porque eles trazem todo o suporte com práticas educativas para as crianças do berçário. Os primeiros anos de vida são importantes na formação do bebê e eles vão aprender a enfrentar ao mundo com segurança e confiança. Nessa fase, os menores que ainda não sabem falar, vão passar através de sinais as coisas que eles precisam, com choros, sorrisos, por meio de sons e gestos.

O profissional capacitado precisa estar apto a reconhecer a necessidade dos pequenos, com interação e observação no ambiente em que estão presentes. Ao longo do processo, é possível acompanhar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Toda a atividade que for feita, deve ser acompanhada e supervisionada e qualquer situação deve ser trazida de imediato para os pais do menor.

Curso de Berçarista

curso de berçarista 2 - Curso de berçarista e a sua importância no mercado de trabalho

Contéudo

Unidade 1 – Contextualização da atividade

Constituição: Direitos da Criança

Berçarista: habilidades e competências

Características pessoais

Como e onde trabalham os berçaristas?

Unidade 2 – A prática da educação infantil

Cuidando de crianças recém-nascidas

O lúdico em auxílio à Educação Infantil

Organizando o ambiente de ensino

Atividades de lazer e aprendizado

Unidade 3 – Aspecto pedagógico

Critérios para a formação de grupos

Pluralidade cultural na Educação Infantil

Parceria Escola X Família

Educação especial

Unidade 4 – Recreação

Os primeiros dias

O choro da criança

Dicas ao berçarista

A importância da brinquedoteca

Conclusão

Final do curso

Ao finalizar o curso, o berçarista vai saber como passar confiança aos pais, trabalhar com atividades lúdicas e saber como lidar com situações adversar em um berçário.

Após a conclusão desse curso online, o certificado pode ser entregue por correio em casa, sem nenhum custo a mais. As aulas são por meio de vídeo- aulas e conta com o apoio de um professor para tirar dúvidas do aluno.

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1996000100005

Curso de berçarista e a sua importância no mercado de trabalho
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: