Carreira profissional e a sua escolha na juventude

Semana do Jovem 2018 – comemore com o Dicas Produtos Digitais e tire suas dúvidas sobre qual deve ser a sua escolha na carreira profissional.

Carreira profissional e a sua escolha na juventude

brain storming 3036622 1920 - Carreira profissional e a sua escolha na juventude

Licença da imagem: CC0 Creative Commons

Qual carreira profissional seguir?

Muitos jovens concluem o Ensino médio e não sabem qual carreira profissional devem seguir. É comum aparecerem dúvidas sobre quais cursos precisam fazer e como enfrentar o mercado de trabalho.
O ideal para quem está procurando algo que se identifique, é encontrar em uma profissão agradável e adequada para sua formação.
Fazer teste vocacional pode ajudar o recém formado a entender melhor sobre o mercado de trabalho e qual área ele deve se especializar.
Para melhor entendimento sobre o assunto e ajudar na escolha, testes vocacionais são bem interessantes e e podem dar ao jovem um norte sobre qual profissão deve seguir.

Concursos nível médio

Hoje existem muitos concursos disponíveis para nível médio. Estudantes que concluíram o ensino médio (antigo segundo grau) e que desejam serem contratados por uma empresa de grande porte, com um salário adequado e um horário de trabalho reduzido.
As empresas públicas ou privadas apresentam vagas para diversas áreas a serem preenchidas com amplas concorrências.

A prova pode ser por títulos (através de diplomas de formações, com documentos autenticados e materiais entregues lacrados na banca avaliadora, de acordo com o edital), presencial (com questões de conhecimentos básicos de português, gramática, redação, matemática, atualidades e direcionado a leis). O valor da inscrição depende de cada instituição.
Ao resolver a prova, vai ser divulgado o resultado no local informado conforme o Edital e se o participante passar, deve seguir as regras padrões e aguardar ser chamado para firmar contrato e começar a trabalhar.

  • Procurando concursos, estágio ou vagas de emprego? Clique aqui!

Faça aquilo com o que se identifica

Não adianta concluir os estudos e escolher a profissão que todos querem que você faça, quando na verdade é uma área que não se adequa com o seu perfil. Alguns jovens sem buscar direção, informação e pesquisas, acabam por optar um emprego que ofereça um salário alto, mesmo quando não se identifica com a área.
Escolher algo aleatoriamente, sem um plano e um projeto, pode trazer serias consequências no futuro, como trabalhar forçado, sem vontade, se tornar algo cansativo, chato e irritante, quando na verdade pode ser confortável e ser feito com maior dedicação.

Antes de escolher qual carreira profissional deve seguir, o jovem deve olhar para frente, ver o que prefere e opta por fazer, lembrando da importância na sua decisão e de ser algo que vai ser encarado diariamente por ele.
Alguns adolescentes já tem o sonho de seguir alguma carreira desde a infância e outros até ficam na dúvida em mais de uma área, por isso é fundamental que busquem conhecer cada profissão e suas habilidades, entender as suas funções para se encontrar.

Converse com profissionais

Está decidido em seguir uma carreira, mas ficou com algumas dúvidas? O aconselhável é conversar com um profissional especializado na sua área e fazer todas as perguntas e esclarecimentos necessários para auxiliar em sua decisão.
É fundamental que o jovem entenda ao máximo da sua escolha e quando se sentir apto e definido, estar pronto para se dedicar ao mercado de trabalho.

DPD Recomenda

Sugerimos a leitura do artigo abaixo, onde você encontrará dicas bem legais sobre como escolher sua profissão. Confira:

Dicas Produtos Digitais recomenda selo - Carreira profissional e a sua escolha na juventude

Fontes:

Dia do trabalhador, dia ideal para escolher sua profissão

Carreira profissional e a sua escolha na juventude
Avalie esse Produto Digital

Quer receber as novidades grátis em seu e-mail?

(Preencha os campos ao lado)

Michele Brandão

Jornalista, Editora do site Dicas Produtos Digitais.

Website: https://dicasprodutosdigitais.com

Deixe um comentário: